CNJ – Câmara aprova intimação judicial por aplicativo de mensagens

Foi aprovado no dia 16/06 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, o Projeto de Lei n. 1595/2020, que autoriza a intimação judicial por meio de aplicativo de mensagens. 

Como a proposta, que veio do Senado, tramitou em caráter conclusivo, poderá seguir para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.

Em 2017, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou válida a utilização do WhatsApp para a comunicação de atos processuais às partes. E diversos tribunais já adotaram o procedimento. Para o autor do projeto, senador Tasso Jereissati, a previsão em lei contribui para que a prática seja disseminada no país com segurança jurídica

A partir da sanção, as partes em processos judiciais e seus representantes que manifestarem interesse por essa forma de comunicação poderão ser intimados eletronicamente por meio de aplicativo de mensagens. 

A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de recebimento da mensagem no prazo de 24 horas de seu envio.

A resposta deverá ser encaminhada por meio do aplicativo, em mensagem de texto ou de voz, usando-se as expressões “intimado(a)”, “recebido”, “confirmo o recebimento” ou outra expressão análoga. Caso não haja confirmação de recebimento no prazo, deverá ser feita outra intimação.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Link da matéria: https://www.cnj.jus.br/camara-aprova-intimacao-judicial-por-aplicativo-de-mensagens/

Artigos recentes

Indonesian Dating frauds in 2020: items to Know and cover

Fraudsters originate from worldwide; and Indonesia is not any exemption. Because of their sometimes low-living conditions, some, though definitely not all, women residing there’ll begin scamming vulnerable males.  This is accomplished using various methods. However, we intend to discuss some of the more popular frauds used to a target and

Leia mais »

Gold Digging For Dinners?

Tend to be cash-strapped solitary women dating free of charge dinners? According to a recent article running a business Insider, no less than many women have. Introducing 23-year-old Manhattan-dweller Jessica Sporty, a girl who states that the woman $45,000 per year salary couldn’t cover her book, credit card debt, and

Leia mais »

Trabalhe conosco: