CNJ – Câmara aprova intimação judicial por aplicativo de mensagens

Foi aprovado no dia 16/06 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, o Projeto de Lei n. 1595/2020, que autoriza a intimação judicial por meio de aplicativo de mensagens. 

Como a proposta, que veio do Senado, tramitou em caráter conclusivo, poderá seguir para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.

Em 2017, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou válida a utilização do WhatsApp para a comunicação de atos processuais às partes. E diversos tribunais já adotaram o procedimento. Para o autor do projeto, senador Tasso Jereissati, a previsão em lei contribui para que a prática seja disseminada no país com segurança jurídica

A partir da sanção, as partes em processos judiciais e seus representantes que manifestarem interesse por essa forma de comunicação poderão ser intimados eletronicamente por meio de aplicativo de mensagens. 

A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de recebimento da mensagem no prazo de 24 horas de seu envio.

A resposta deverá ser encaminhada por meio do aplicativo, em mensagem de texto ou de voz, usando-se as expressões “intimado(a)”, “recebido”, “confirmo o recebimento” ou outra expressão análoga. Caso não haja confirmação de recebimento no prazo, deverá ser feita outra intimação.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Link da matéria: https://www.cnj.jus.br/camara-aprova-intimacao-judicial-por-aplicativo-de-mensagens/

Artigos recentes

The 6 Worst varieties of Boyfriend on earth

At last you are prepared looking for real sex an union. You need to find the correct girl exactly who satisfies your requirements although you fulfill hers. You may like to miss through areas, run over the coastlines, start dreaming of houses and children and finally plan a large ol’

Leia mais »

Trabalhe conosco: