Em tempo de pandemia, o uso de Garantia Judicial pode ser alternativa para aumentar o fluxo de caixa

A pandemia acarretou crise em vários setores da economia no país, e reduziu o fluxo de caixa das empresas. No entanto, apesar da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/17) ter alterado o artigo 899, § 11º, da CLT para possibilitar o uso de seguro-garantia judicial ou fiança bancária em substituição ao depósito recursal, advogados e empresários mais do nunca passaram a se utilizar desta forma de trazer ao caixa da empresa este valor que fica retido no Judiciário.
Havia certa resistência ao uso desta modalidade. Entretanto, a adversidade causada pela pandemia trouxe nova visão e melhor utilização deste instrumento.
Segundo o jornal Valor Econômico (Fonte: Valor Econômico, por Adriana Aguiar e Beatriz Olivon, 01.10.2020), R$ 33 milhões que estavam depositados em juízo foram levantados pelas empresas, utilizando-se do seguro judicial.
O valor decorre de depósito para possibilitar o direito de recorrer, tratando-se de um valor fixado pelo Tribunal Superior do Trabalho. O seguro judicial, se deferida a substituição pelo juiz do processo, permite o levantamento do valor e o respectivo é resguardado pelo seguro contratado.
Segundo Valor Econômico, a corrida à Justiça começou após a edição, no dia 29 de maio, já durante a pandemia, do Ato Conjunto nº 1/2020, editado pelo TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT). A norma permite a substituição do dinheiro pelo seguro garantia, após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Vale destacar que a apólice precisa ser referendada pelo Judiciário, mas sem dúvida se trata de uma alternativa diante do cenário atual.

Artigos recentes

The 6 Worst varieties of Boyfriend on earth

At last you are prepared looking for real sex an union. You need to find the correct girl exactly who satisfies your requirements although you fulfill hers. You may like to miss through areas, run over the coastlines, start dreaming of houses and children and finally plan a large ol’

Leia mais »

Trabalhe conosco: